Saiba mais sobre o processo de recolhimento de gás

O processo de recolhimento de gás é fundamental para garantir a integridade dos equipamentos, preservar a saúde do técnico, evitar o descarte indevido na atmosfera e trazer melhores resultados.
Processo de recolhimento de gás

As boas práticas no trabalho do técnico de refrigeração são fundamentais para resultados profissionais, preservação de equipamentos, clientes satisfeitos e sucesso no mercado. Porém, por vezes, processos cruciais acabam sendo deixados de lado, seja por falta de conhecimento ou pela não utilização de ferramentas adequadas.

É o caso do recolhimento de gás, que consiste na retirada das substâncias presentes no ar condicionado durante a manutenção, através de uma Recolhedora/Recicladora, para armazenamento em cilindros específicos. A partir disso, torna-se possível a troca de fluído e até mesmo o transporte do gás para outro local.  

Mas por que recolher o gás?

O processo é fundamental para garantir a integridade dos equipamentos, preservar a saúde do técnico, evitar o descarte indevido na atmosfera e trazer melhores resultados nas manutenções.

Além disso, tornou-se uma necessidade global a partir da assinatura do Protocolo de Montreal pelos países que integram a ONU (Organização das Nações Unidas). O documento prevê a preservação da camada de ozônio, que também é prejudicada quando se liberam fluídos de forma indevida em processos de manutenção de ar condicionado.

Para que serve a recolhedora de gás? Como usar?

Assim como o nome informa, o produto tem como principal função executar o recolhimento e armazenamento do gás da tubulação de forma prática e segura.

Conectada ao compressor através de válvulas, a Recolhedora realiza o processo graças a um compressor próprio, que puxa o fluído do sistema e o armazena em um tanque interno. A partir daí, o técnico pode reinserir o gás no sistema após filtragem, ou armazenar em cilindros específicos para transporte.

Apesar de uma parte do gás ser perdida no momento da abertura das válvulas para o início da transferência, quase sua totalidade é armazenada nesse processo.

Uma solução de economia para o técnico de refrigeração

Com a alta de preços dos fluidos refrigerantes, muitos profissionais sentiram pesar o bolso em cada compra de botijas de gás, muitas vezes sem conseguir repassar ao seu cliente parte deste preço.

A Recolhedora de Gás surge então como ótima alternativa, não só pelos motivos citados acima, mas pela possibilidade de reciclagem e reutilização do fluído, extremamente propícia para o momento ao evitar a necessidade de recompras frequentes.

Quanto custa uma recolhedora de gás?

A Recolhedora e Recicladora de Gás Suryha pode ser encontrada na loja virtual da marca com valores a partir de R$ 4.395,99 à vista, ou em até 10 vezes de R$ 466,91. O produto conta com um dispositivo separador de óleo, garantindo a recuperação plena e a reutilização do gás no sistema.

Aparelho bivolt, em opções de motorização 1hp e 3/4hp. Trabalha com todos os gases CFC, HCFC e HFC, e com refrigerante R-12, R-134A, R-401C, R-500, R-401A, R409A, R-401B, R-407D, R-22, R-502, R-407C, R-402B, R-408A, R-509, R407A, R-404A, R-402A, R-507, R-407B, R-410A.

Comentários (1)

  1. Fabricio Furlin
    6 de dezembro de 2021

    ótima explicação!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *