Explosões de cilindros de fluido refrigerante: Prevenção e segurança

Você sabia que o transporte de fluido refrigerante necessita de cuidados especiais para garantir segurança? Confira como os produtos da Suryha podem salvar sua vida!

A utilização de fluido refrigerante é uma constante no dia a dia do técnico refrigerista, que se desloca de cliente a cliente levando cilindros carregados para executar seu trabalho. Apesar da familiaridade com este produto, muitos profissionais desconhecem os riscos que o transporte desse tipo de fluido pode causar.

Qual o real perigo causado pelos fluidos refrigerantes?

Uma das principais preocupações é a explosão de cilindros devido ao aumento de temperatura e dilatação do fluido refrigerante, que pode elevar a pressão dentro do recipiente além de seus limites de segurança.

Isso pode ser causado por fontes de calor diretas, como um incêndio, ou indiretas, como a exposição ao sol. Ao transportar esse tipo de produto no carro, é necessário cuidado especial para que não haja exposição excessiva ao sol e ao calor. A explosão resultante pode causar danos significativos à propriedade e lesões graves a pessoas nas proximidades.

Outro ponto importante a ser considerado é a não reutilização dos cilindros descartáveis. Como o próprio nome diz, um produto descartável não foi construído para reutilização, por isso, é extremamente perigoso tentar realizar recarga neste tipo de cilindro.

Como armazenar e transportar fluidos refrigerantes de forma correta?

A Suryha conta com uma linha de cilindros para recolhimento, armazenamento e transporte de fluido refrigerante, tendo compatibilidade com todos os refrigerantes (CFC’s, HFC’s, HCFC’s e misturas), com capacidades de 2kg, 13,6kg e 22,7kg.

Construídos especialmente para este fim, contam com válvula de segurança, capaz de liberar o fluido de forma controlada caso a pressão interna apresente qualquer sinal de sobrecarga.

Além disso, recomenda-se o uso de até 80% da capacidade do cilindro, de forma que o fluido possa se expandir sem causar danos. Também é importante salientar que este tipo de cilindro não deve ser utilizado para nitrogênio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *