Você está em:

NOTÍCIAS

02-07-2014
Como realizar a limpeza de sua cortina de ar?
 

Uma das preocupações dos consumidores é como realizar a limpeza e a manutenção do equipamento.

Cortinas de ar são aparelhos que auxiliam na utilização de equipamentos de refrigeração e tem a função de servir como obstáculo, evitando a troca de calor entre dois ambientes. Eles trabalham com uma espécie de cortina de vento, destinada especificamente para separar espaços de temperaturas diferentes e manter essas inalteradas. Muitas pessoas reconhecem portas e janelas como barreiras de ar, no entanto, ambos não cumprem essa função de forma eficaz.

As cortinas de ar não são muito utilizadas em residências, mas são facilmente encontradas em comércios, como shoppings centers e supermercados, além de câmaras frigoríficas, laboratórios, áreas de preparação de alimentos e outros espaços industriais. Geralmente, essas máquinas são instaladas para evitar que o fluxo de poeira, fumaça, odores, vento externo e insetos possam atingir lugares cruciais e importantes. Muitos fatores são levados em conta durante a instalação, seja a quantidade de ar, velocidade ou, ainda, a altura na qual a cortina será instalada.

Um dos pontos mais preocupantes para quem compra uma cortina de ar é como realizar a limpeza e a manutenção da mesma. Assim como o aparelho de ar condicionado, estes equipamentos demandam alguns cuidados específicos, conforme orienta a Resende Ar Condicionado: mantenha os rotores e a carcaça da cortina de ar sempre limpos e livres de poeira, utilize apenas um pano seco para a limpeza, evite utilizar detergentes ou solventes, sempre confira se os parafusos continuam fixos, caso contrário, reaperte-os. Além disso, fique atento à ocorrência de vibrações excessivas no equipamento e quando for fazer qualquer tipo de manutenção na cortina de ar, é necessário desligá-la da energia elétrica para evitar choques.

Anualmente, você deve fazer uma manutenção detalhada e limpeza mais profunda, para isso, o ideal é contratar um técnico especializado, assim, ele observará com calma os rotores, a parte elétrica e outros detalhes que necessitarem de cuidados adicionais. Já nos estabelecimentos que comercializam alimentos, por exemplo, o mais sensato é que a manutenção do equipamento seja realizada a cada seis meses, principalmente no que diz respeito aos ambientes industriais ou de grande porte.

Para que sejam ainda mais eficazes, as cortinas de ar devem ser instaladas ao longo do ambiente que precisa dessa proteção extra, senão, as áreas não protegidas ficarão susceptíveis à entrada de itens indesejados, como insetos. Por fim, dê preferência aos aparelhos que sejam reconhecidos no mercado por conta da qualidade e segurança.
www.suryha.com.br
www.twitter.com/suryhabrasil
www.facebook.com/suryhabrasil
Grupo Arsystem | Caxias do Sul | RS
Fone: (54) 3027.1377 | contato@suryha.com.br | www.arsystem.com.br
Suryha - A Grife do Instalador | Todos os direitos reservados - Copyright 2012